Dados do Trabalho
Título
Assistência Farmacêutica, Avaliação de tecnologias em Saúde e Farmacoeconomia: avaliação do interesse da comunidade científica
Introdução
Assistência Farmacêutica pode ser entendida como o conjunto de atividades de cunho clínico, administrativo e gerencial que envolve o provimento do acesso dos pacientes à medicamentos seguros, efetivos e de qualidade. Já a Avaliação de tecnologias em Saúde, diz respeito ao processo de incorporação de uma nova tecnologia aos serviços de saúde, baseando-se em evidências científicas relevantes. A Farmacoeconomia, por sua vez, consiste numa avaliação econômica de terapias medicamentosas, lançando mão de conceitos oriundos da Economia em Saúde, no intuito de identificar as terapias que provém os melhores resultados, considerando os recursos aplicados em sua utilização. Essas três grandes áreas promovem importantes debates e reflexões para a Farmácia e para o campo da Saúde de forma geral. Diante disso, investigar o interesse da comunidade científica por elas nos últimos anos, configura-se como bastante relevante.
Objetivo
Avaliar o interesse da comunidade científica em estudar Assistência Farmacêutica (Pharmaceutical services), Avaliação de Tecnologias em Saúde (Health Technology Assessment) e Farmacoeconomia (Economics, Pharmaceutical).
Material e Método
O PubMed é uma base de dados bastante renomada, vinculada a National Library of Medicine, que inclui as publicações mais relevantes de diversos interesses em saúde. Portanto, foi eleita para o desenvolvimento da presente investigação, avaliando-se o número de publicações por ano. Este número foi também dividido pelo total de publicações de cada tema no período considerado, para calcular o percentual por ano. Os descritores em inglês foram utilizados segundo a indicação do DeCS/MeSH. Não foi aplicada restrição quanto à linguagem e o período considerado foi de 2000 a 2023.
Resultados
A partir da análise foram identificadas 87.584 publicações sobre Assistência Farmacêutica, 92.562 sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde e 21.096 publicações sobre Farmacoeconomia. A análise dos percentuais apontou que para as três temáticas existe uma elevação crescente de publicações, o que reflete um aumento do interesse da comunidade científica por essas áreas. Para o campo da Farmacoeconomia, no entanto, nota-se ainda um número de publicações muito menor que para as demais, o que demonstra que esta é uma área a ser bastante desenvolvida em estudos futuros.
Conclusões
Esses achados contribuem para mapear o interesse sobre o tema, bem como para apontar campos com potencial a ser explorado.
Palavras chaves
Assistência Farmacêutica; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Farmacoeconomia
Referências Bibliográficas
Amorim FF, Ferreira Júnior PN, Faria ER, Almeida KJQD. Avaliação de tecnologias em saúde: contexto histórico e perspectivas. Comun. ciênc. saúde, 2010; 2(4):343-348.
Oliveira MA, Bermudez JAZ, Osório-de-Castro CGS. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2007.
Secoli SR, Padilha KG, Litvoc J, Maeda ST. Farmacoeconomia: perspectiva emergente no processo de tomada de decisão. Ciência & Saúde Coletiva, 2005;10:287-296.
Santos Filho SD, Rebello BM, Macedo Costa MR, Ribeiro CG, Bernardo Filho M, Maiworm AI. (2007). Saúde, saúde pública e qualidade de vida: avaliação do interesse da comunidade científica. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 2007;4(2):23-30.
Área
Assistência Farmacêutica
Autores
Vitória Batista Calmon de Passos, Juliana Ferreira Fernandes Machado, Lindemberg Assunção-Costa