Dados do Trabalho
Título
Análise multicritério de apoio à decisão como auxílio em avaliações de tecnologias em oncologia clínica no sistema de saúde suplementar
Introdução
Com o crescente desenvolvimento de tecnologias em saúde há um aumento na expectativa sobre o acesso a essas tecnologias1 e necessidade de mecanismos para auxílio na tomada de decisão. A avaliação de tecnologias em saúde (ATS) auxilia os tomadores de decisão a comparar e escolher adequadamente entre as opções disponíveis, avaliando os benefícios clínicos e custos de novas intervenções e a Análise de Decisão Multicritério (MCDA) é um processo decisório que ordena os critérios envolvidos na tomada de decisão com importâncias distintas, atribuindo pesos diferentes3 sendo um processo transparente e reprodutível2.
Objetivo
O objetivo foi auxiliar no processo de decisão na saúde suplementar, com uma revisão sistemática de estudos que utilizaram MCDA em Oncologia Clínica e descrever os critérios encontrados nos estudos selecionados.
Material e Método
Foi realizado a revisão sistemática nas bases de dados Pubmed, Embase, Lilacs e Cochrane Library. A busca estruturada foi realizada em 23/02/2023, não houve restrição quanto ao período de publicação e idioma dos estudos. Foram excluídos resumos de congressos, e estudos sem aplicações clínicas de MCDA em oncologia. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes.
Resultados
A busca resultou em 533 artigos, destes foram incluídos 15 artigos de acordo com os critérios de elegibilidade. Os artigos selecionados seguiram a metodologia proposta pela The Professional Society for Health Economics and Outcomes Research (ISPOR) para MCDA. A participação de perfil clínico, paciente e administrativo no processo de decisão mostrou-se importante, sendo o perfil clínico o mais prevalente em 66,7% dos estudos, seguido por pacientes (60%). O câncer de mama correspondeu a 33,3% dos estudos, sendo o tipo de câncer que mais utilizou MCDA no processo de decisão. Os critérios utilizados no processo de decisão foram categorizados em intervenção, resultados e benefícios, impacto econômico, severidade da doença, prioridade, qualidade da evidência, complexidade de implantação, contexto terapêutico e contexto geral. Foram identificados os critérios mais prevalentes em cada categoria e uma lista dos critérios mais utilizados em MCDA em oncologia clínica, com o objetivo de auxiliar na estruturação do processo de avaliação de novas tecnologias.
Discussão e Conclusões
Este estudo identificou os principais critérios utilizados em ATS para oncologia clínica, visando auxiliar na estruturação desse modelo em decisões no sistema de saúde suplementar. O MCDA demonstrou ser uma ferramenta eficaz para integrar diferentes critérios de decisão em um processo de ATS de forma clara e objetiva
Referências bibliográficas
1 Younkong S; Baltussen R; Tantivess S; Mohara A; Teerawattananon Y. Multicriteria decision analysis for including health interventions in the universal health coverage benefit package in Thailand. Value in Health. 2012; 15; 961–970.
2 Baltussen R; Niessen L. Priority setting of health interventions: The need for multi-criteria decision analysis. Cost Effectiveness and Resource Allocation. 2006; vol. 4.
Palavras Chave
MCDA; Oncologia; ATS
Área
Dissertação de Mestrado
Autores
Jaqueline Oliveira Vancim, Andrea Queiróz Ungari