XII Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de polifarmácia em octogenários atendidos em um ambulatório no interior do Espírito Santo

Introdução

A população idosa tem aumentado, em especial aqueles que com 80 anos ou mais, os octogenários. Esse fenômeno é acompanhado de aumento da prevalência de doenças crônicas e uso de medicamentos para o tratamento dessas condições(1,2).

Objetivo

Avaliar a prevalência de polifarmácia e problemas relacionados a medicamentos (PRM) em octogenários atendidos em um ambulatório de especialidades do Sistema único de Saúde (SUS).

Material e Método

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizado entre maio de 2023 a maio de 2024. Foram incluídos no estudo pessoas idosas (PI) com 80 anos ou mais atendidos no ambulatório de especialidades do SUS localizado no interior do Espírito Santo. Após a consulta médica geriátrica, o paciente foi encaminhado para o atendimento farmacêutico, onde foram coletadas informações sociodemográficas, histórico de saúde e de utilização de medicamentos. Os dados foram documentados em formulário adaptado do Método Dáder para acompanhamento farmacoterapêutico (3). O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética, de acordo com o parecer n. 6.071.609.

Resultados

Foram atendidas 107 PI, cuja idade média foi de 77 anos. Contudo, os octogenários representaram 38,3% dos atendimentos farmacêuticos, sendo que a maioria eram mulheres (61%). A idade média dos octogenários foi de 86 anos, sendo a menor 80 e a maior, 103. Em relação à escolaridade, 31,7% tinham baixa escolaridade ou eram analfabetos, 31,7% afirmaram saber ler e 36,6% não responderam ao questionamento. A maior parte dos octogenários atendidos necessitavam de cuidadores (78%) e 80,5% não moravam sozinhos. Durante os atendimentos farmacêuticos foi observado que os problemas de saúde mais prevalentes foram: hipertensão arterial (82,9%), dislipidemia (56,1%), diabetes (41,46%), dor (63,4%), doenças neurodegenerativas (34,1%) e transtornos de humor (24,4%). Para tratar tais condições, 87,8% fizeram uso de 5 fármacos ou mais e foram prescritos em média 7,6 medicamentos/paciente. Os medicamentos mais utilizados para tratar tais problemas de saúde foram: anti-hipertensivos (29,5%), antidepressivos e analgésicos (14,4%), hipoglicemiantes (8,8%), hipolipemiantes (7,5%) e indutores do sono (4%). A maior parte dos entrevistados afirmaram conhecer a terapia medicamentosa (68,3%), contudo, foi observado 53,7% apresentaram PRM. As principais causas dos PRM detectados foram: não adesão (32%), erros de administração (28,7%), automedicação (21,4%), entre outras causas (17,9%).

Conclusões

Observou-se que os octogenários atendidos possuem baixa escolaridade e muitas condições crônicas. No que diz respeito ao uso de medicamentos, a polifarmácia é acompanhada de PRM, principalmente a não adesão. Desta forma, torna-se necessário ampliar as estratégias para promover assistência à saúde adequada às necessidades e compreensão de octogenários. O farmacêutico deve desenvolver práticas direcionadas a este grupo para a promoção de uso racional de medicamentos, contribuindo com a qualidade de vida dos octogenários.

Palavras chaves

Octogenários; polifarmácia; assistência farmacêutica; uso racional de medicamentos, SUS

Referências Bibliográficas

1-PEREIRA, K.G.; PERES, M.A.; IOP, D.; BOING, A.C.; BOING, A.F.; AZIZ, M.; D´ORSI, E. Polifarmácia em idosos: um estudo de base populacional. Rev Bras Epidemiol. 2017; 20(2): 335-344.

2- NASCIMENTO, R.C.R.M. et al. Polifarmácia: uma realidade na atenção primária do Sistema Único de Saúde. Rev Saude Publica. 2017;51 Supl 2:19s.

3-HERNÁNDEZ, D. S.; CASTRO, M. M. S.; DÁDER, M. J. F. Método Dáder: Manual de Seguimento Farmacoterapêutico. 3. ed. Editora da UNIFAL, 2014. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/gpaf/wp-content/uploads/sites/74/2018/09/Guia-dader-interiorbrasil-v4_.pdf. Acesso em: 27 de junho de 2024.

Área

Assistência Farmacêutica

Autores

Ana Alice Dias de Castro Luz, Josiane Pezzin, Carlos Humberto Silva, Rafael Cazeli Pansiere, Sthefani dos Reis Santos, Woschington Saltorio Moraes, Jefferson Pessoa Hemerly