XII Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DA CANETA DE INSULINA DE AÇAO RAPIDA REUTILIZAVEL XIULIN PEN NO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTENCIA FARMACEUTICA NO ESTADO DE ALAGOAS: RELATO DE EXPERIENCIA.

Descrição do caso

Introdução: A caneta de insulina de ação rápida reutilizável Xiulin Pen foi recentemente incorporada ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no estado de Alagoas para pacientes com diabetes tipo 1. Este dispositivo visa aprimorar a administração de insulina, proporcionando uma solução mais prática e eficiente para o manejo do diabetes (1). A insulina de ação rápida proporciona uma rápida absorção e controle mais preciso das flutuações glicêmicas pós-prandiais, melhorando significativamente o controle glicêmico e reduzindo as oscilações nos níveis de glicose (2). A introdução de tecnologias é uma alternativa crescente na medicina, onde dispositivos são incorporados para facilitar o controle glicêmico e a adesão do paciente (3). A importância do treinamento adequado no uso desses dispositivos é amplamente reconhecida. A educação eficaz sobre novos dispositivos pode maximizar seus benefícios e assegurar que os pacientes utilizem corretamente as tecnologias (4). Objetivo: Relatar a experiência de farmacêuticos na implementação da caneta reutilizável de insulina de ação rápida no estado de Alagoas. Relato de experiência: A implementação da caneta de ação rápida foi realizada no período entre setembro de 2023 a abril de 2024. Para garantir uma aplicação e adesão eficaz, cada paciente recebeu um treinamento individualizado no momento da dispensação, conduzido por farmacêuticos. O treinamento focou na montagem e utilização da caneta, ajuste de dose, controle glicêmico, armazenamento, descarte e monitoramento dos efeitos. Ao todo, foram distribuídas 1497 canetas e cada paciente recebeu o treinamento para correta utilização. O treinamento incluiu instruções detalhadas sobre o uso da caneta, inserção do refil de insulina, colocação das agulhas, aplicação correta e locais apropriados para aplicação, armazenamento antes e durante o uso, descarte das agulhas e cartuchos e substituição do refil de insulina. Além disso, foi utilizado o manual do produto, que continha ilustrações práticas de montagem da caneta. Os pacientes geralmente aceitaram bem o treinamento, considerando as orientações claras e práticas. Conclusão: O processo de introdução da caneta reutilizável de ação rápida Xiulin Pen evidenciou o papel essencial do profissional farmacêutico na orientação dos pacientes. Notou-se uma melhora significativa tanto na compreensão dos aspectos técnicos quanto na confiança dos pacientes ao utilizar a caneta. A continuidade e a expansão deste programa têm o potencial de promover avanços significativos na gestão do diabetes tipo 1 no estado de Alagoas.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus; Insulina de Ação Rápida; Tecnologia em Saúde; Assistência farmacêutica.

Referências bibliográficas

1. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION PROFESSIONAL PRACTICE COMMITTEE. 7. DIABETES TECHNOLOGY: STANDARDS OF MEDICAL CARE IN DIABETES - 2022. DIABETES CARE. 2021 DEC 16;45:S97–112.
2. KLONOFF, D.C., AHN D., DRINCIC A. CONTINUOUS GLUCOSE MONITORING: A REVIEW OF THE TECHNOLOGY AND CLINICAL USE. DIABETES RES CLIN PRACT. 2017 NOV;133:178–92.
3. BECK, R.W., BERGENSTAL, R.M., LAFFEL L.M., PICKUP, J.C. ADVANCES IN TECHNOLOGY FOR MANAGEMENT OF TYPE 1 DIABETES. THE LANCET. 2019 OCT 5;394(10205):1265–73.
4. GUIMARÃES, L.M., CAVALCANTI, MM, BARROS, L.E.O., MAGALHÃES, M.F., MOURA, J.T.S., SILVA, M.A., OLIVEIRA, F.T. IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS. BRAZ. J. HEALTH REV. 2022 NOV 30;5(6):23341–54.

Área

Assistência Farmacêutica

Autores

JULIO HENRIQUE RODRIGUES GOMES, AMANDA MARIA PAIXAO SOARES, NATALIA DA SILVA ALVES, ANNA GABRIELA SOUTO MAIOR NASCIMENTO, LARISSA COSTA SANTOS