Dados do Trabalho
Título
Fatores prognósticos associados à sobrevida global e específica em pacientes com câncer de próstata no estado de São Paulo entre 2000 e 2022
Introdução
O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum entre os homens [1] e a segunda principal causa de morte por câncer em homens [2,3]. Caracteriza-se por uma notável heterogeneidade de variantes histológicas, com distintas características moleculares e patológicas [4]. Assim, compreender os fatores que influenciam a sobrevida dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata é essencial para o manejo do câncer de próstata, contribuindo para a melhoria dos resultados clínicos e da qualidade de vida dos pacientes.
Objetivo
Realizar coorte retrospectiva para avaliar a sobrevida global e específica de pacientes com câncer de próstata, do banco de dados da Fundação OncoCentro (São Paulo, Brasil) em um seguimento de 22 anos (jan. de 2000 a dez. 2022).
Material e Método
Foram elegíveis pacientes registrados com câncer de próstata no banco de dados do OncoCenter (São Paulo, Brasil) [5], entre janeiro de 2000 a dezembro de 2022. Curvas de sobrevida pelo método de Kaplan Meier e testes de Log Rank foram elaboradas para investigar o efeito da escolaridade, exames diagnósticos, tipos de tratamentos e outras variáveis sobre a sobrevida global (morte por qualquer causa) e específica (morte por câncer de próstata). Ainda, foram realizadas análises de regressão de Cox tempo dependente, para investigar o efeito das variáveis nos desfechos elencados.
Resultados
Um total de 115.956 pacientes foram incluídos no estudo, com uma idade média de 67 anos (variando de 40 a 103 anos). Aproximadamente 15,49% dos pacientes faleceram devido ao câncer de próstata, enquanto 18,50% morreram por outras causas. A média de sobrevida global dos pacientes com câncer de próstata foi de 142 meses (IC 95%, 132-134), enquanto a média de sobrevida específica foi de 70,5 meses (IC 95%, 59,3-60,1). Além disso, foi observado que o aumento da idade e dos níveis de PSA, a diminuição do escore de Gleason e do estágio clínico, bem como a presença de recidiva regional e metástase, influenciaram negativamente a sobrevida global e específica. Enquanto, o manejo dos pacientes com cirurgia e radioterapia demonstraram resultados promissores na maioria dos estágios clínicos. A combinação de cirurgia e radioterapia demonstrou ser a abordagem que proporcionou ganhos significativos na sobrevida global e específica em todos os estágios clínicos. Além disso, verificou-se que um nível educacional mais baixo impactou negativamente nas taxas de sobrevida global e específica dos pacientes.
Conclusões
Este estudo revelou que a sobrevida dos pacientes com câncer de próstata é influenciada por fatores como idade, níveis de PSA, escore de Gleason, estágio clínico, recidiva regional, metástase e nível educacional. O tratamento combinado de cirurgia e radioterapia mostrou-se eficaz em melhorar a sobrevida global e específica. Estes achados podem orientar estratégias de tratamento mais eficazes e inclusivas.
Palavras chaves
Câncer de próstata, sobrevida global, coorte retrospectiva
Referências Bibliográficas
1. Ferlay J, Colombet M, Soerjomataram I, Dyba T, Randi G, Bettio M, et al. Cancer incidence and mortality patterns in Europe: Estimates for 40 countries and 25 major cancers in 2018. Vol. 103, European Journal of Cancer. 2018.
2. Siegel RL, Miller KD, Jemal A. Cancer statistics, 2019. CA Cancer J Clin. 2019;69(1).
3. Culp MBB, Soerjomataram I, Efstathiou JA, Bray F, Jemal A. Recent Global Patterns in Prostate Cancer Incidence and Mortality Rates. Vol. 77, European Urology. 2020.
4. Inamura K. Prostatic cancers: Understanding their molecular pathology and the 2016 WHO classification. Vol. 9, Oncotarget. 2018.
5. Oncocentro. FOSP - Registro hospitalar de cancer. Disponível em: https://fosp.saude.sp.gov.br/fosp/diretoria-adjunta-de-informacao-e-epidemiologia/rhc-registro-hospitalar-de-cancer/download-de-arquivos/. 2023.
Área
Gestão
Autores
Beatriz Böger, Mariana Millan Fachi, Alexandre de Fátima Cobre, Caroline Mensor Folchini, Roberto Pontarolo, José Luiz Padilha da Silva