XII Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

Dados do Trabalho


Título

Oportunidade de melhoria no CEAF: a implementação de sistema eletrônico para o fluxo de solicitação de medicamentos

Introdução

Em 2023 é publicada a Portaria GM/MS nº 1022/2023 que, ao alterar a Portaria de Consolidação GM/MS nº 2/2017, permite que a solicitação de medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) possa ser executada de forma eletrônica por meio de site definido por cada Secretaria Estadual de Saúde - SES. Devido à alteração, tornou-se possível a informatização dessa solicitação e coube à SES avaliar qual sistema melhor atenderia os usuários.

Objetivo

O artigo apresenta proposta de informatização de todo o fluxo de solicitação de medicamentos do CEAF e suas vantagens.

Material e Método

Para a escolha da proposta, foram realizadas três etapas: 1) mapeamento do fluxo de solicitação de medicamentos do CEAF, para conhecer o processo, seus gargalos e restrições legais; 2) diagnóstico realizado com 3 visitas presenciais e questionários respondidos por 3 mil pacientes e 80 prescritores, para levantar a percepção dos usuários; e 3) benchmarking com 10 empresas, balizadas por 40 critérios de requisitos do sistema, para avaliar se já existiam sistemas no mercado adequáveis a demanda.

Resultados

O mapeamento e diagnóstico revelaram que o fluxo possui poucas automatizações, muitos processos manuais, duplicidade de sistemas e produção de dados dificultada. Também que a maior dificuldade do paciente é a necessidade de ir várias vezes a farmácia para corrigir seu processo e que 91% dos prescritores acham o preenchimento da documentação complexo e 68% demorado.
No benchmarking, o sistema ProBPMS foi o que atendeu a mais critérios. Ele permite a informatização de qualquer fluxo, com participação de agentes externos, como o paciente e prescritor, de modo que a solicitação poderá ser iniciada por um deles. Também permite formulários com critérios de aceitação, o que minimizará o erro no preenchimento dos documentos iniciais; e possui gestão de arquivos com leitura e importação de dados, ferramenta que facilitará o preenchimento automático de informações nos formulários e a interpretação digital dos dados, propiciando a indicação de erros em tempo real.
Em âmbito gerencial, possui painel com indicadores; também um gerenciamento de fila automático, com atribuição automática dos processos, o que gerará um ganho de tempo a equipe. Ademais, permite integração com outros sistemas, já possuindo com o eGov, e é feito em codificação simples, o que propicia maior autonomia para criação e adequações.
Assim, o ProBPMS se mostra como um sistema capaz de informatizar o fluxo de solicitação de medicamentos do CEAF, de modo que o cidadão ou o prescritor façam a abertura do processo sem deslocamento e amparados pelas restrições de preenchimento do formulário, bem como recebendo indicação de inconsistências imediatamente.

Conclusões

Graças à indicação de inconformidades imediata, permitindo a correção célere pelo paciente e a análise facilitada com a informatização dos dados, espera-se uma redução do tempo de resposta ao cidadão e do início do tratamento medicamentoso, contribuindo para a garantia da saúde do paciente.

Palavras chaves

CEAF, informatização, BPMS, solicitação

Referências Bibliográficas

Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Ministério da Saúde; 23 jul 2023 [citado 30 jul 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2023/prt1022_28_07_2023.html
Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Ministério da Saúde; 2017 [citado 30 jul 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/Matriz-2-Politicas.html

Área

Gestão

Autores

Ana Paula Costa Ramos, Isabela Maia Diniz, Flavia Helena Castro Alves, Grazielle Dias da Silva, Isabella Corradi dos Santos