Dados do Trabalho
Título
Mapeamento de iniciativas educacionais para treinamento em síntese de evidências, avaliação econômica e desenvolvimento de diretrizes clínicas no Brasil
Introdução
A síntese de evidências e a avaliação econômica fornecem informações para a tomada de decisões que apoiam o avanço de um sistema de saúde equitativo. Em países de baixa e média renda há a falta de profissionais especializados no tema. Fato que eleva a necessidade de estratégias educacionais para aumentar a disseminação de conhecimento sobre síntese de evidências e desenvolvimento de diretrizes de prática clínica (DPC).
Objetivo
Mapear os cursos online disponíveis para os tópicos de síntese de evidências, avaliação econômica e diretrizes clínicas oferecidos no Brasil.
Material e Método
Foi realizada uma revisão de escopo de fevereiro a maio de 2024, buscando iniciativas educacionais nos sites das agências brasileiras de ATS, nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Lilacs e no Google. Foram incluídos cursos online desenvolvidos ou ofertados no Brasil, em português, sem limite de data de oferta. Dois revisores independentes incluíram cursos online que correspondiam à população, conceito e contexto (PCC). A extração de dados incluiu: público-alvo, modalidade, duração, tipo de acesso, região, taxa, ano de lançamento, carga horária, objetivos, conteúdos programáticos, métodos de avaliação e disponibilidade de materiais de leitura complementares. Registro do protocolo: 10.17605/OSF.IO/3E7DQ.
Resultados
Quarenta e seis cursos atenderam aos critérios de inclusão e foram categorizados nos principais temas de síntese de evidências (n=28), avaliação econômica (n=10) e diretrizes de prática clínica (n=8). O público-alvo mais frequentemente visado compreendia profissionais públicos e privados envolvidos em ATS (64,04%). A maioria dos cursos tinha carga horária de até 20 horas (58,7%), era autoinstrucional (63,04%), assíncrono (47,82%) e oferecido gratuitamente (89,96%). As agências patrocinadoras desses cursos estavam concentradas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás.
Conclusões
Há um número significativo de iniciativas educacionais focadas em ATS, e mais cursos em tópicos como avaliação econômica são necessários para aprimorar as habilidades profissionais e fortalecer um framework de tomada de decisão mais robusto. Apesar disso, mitigar disparidades regionais e expandir a oferta de cursos são passos essenciais para promover uma força de trabalho em saúde equitativa e bem informada em todo o país.
Palavras chaves
Avaliação de tecnologia em saúde; saúde pública, síntese de evidências; saúde baseada em evidências.
Referências Bibliográficas
WHO. Health technology assessment: World Health Organization; 2024 [Available from: https://www.who.int/health-topics/health-technology-assessment#tab=tab_1.
Drummond MF SJ, Jönsson B, Luce BR, Neumann PJ, Siebert U, Sullivan SD. Key principles for the improved conduct of health technology assessments for resource allocation decisions. . Int J Technol Assess Health Care. 2008;24(3):244-58.
Yuba TY, Novaes HMD, de Soarez PC. Challenges to decision-making processes in the national HTA agency in Brazil: operational procedures, evidence use and recommendations. Health Res Policy Syst. 2018;16(1):40.
Barreto JOM, Romao DMM, Setti C, Machado MLT, Riera R, Gomes R, et al. An evidence-informed policymaking (EIPM) competency profile for the Brazilian Health System developed through consensus: process and outcomes. Health Res Policy Syst. 2023;21(1):105.
Área
Avaliação de Tecnologias em Saúde
Autores
Bruna Marmett, Roseana Boek Carvalho, Ana Paula Blankenheim, Rodrigo Pereira de Almeida, Marina Petrasi Guahnon, Barbara Criatiane da Silva, Suena Medeiros Parahiba, Maicon Falavigna